sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Tipos de fossilização:

Incrustação – Acontece quando substâncias trazidas pelas águas que se infiltram no subsolo e se depositam em torno do ser vivo revestindo, formando uma espécie de crosta.
É mais comum em animais que morreram no interior de cavernas.
Ex: Calcite, Limonite, Pirite, Sílica.

Mineralização – Ocorre quando substâncias minerais são depositadas em cavidades existentes em ossos e troncos. Enchimento dos espaços ocos por minerais.
Ex: madeira petrificada.

Recristalização – Ocorre quando se dá um rearranjo da estrutura cristalina de um mineral, dando-lhe mais estabilidade. É o processo normal quando se dão as trocas de elementos químicos.
Ex: transformação de aragonite em calcite.

Carbonificação - Ocorre quando há perda de substâncias voláteis restando uma película de carbono. É mais frequente em seres vivos contendo quitina, celulose ou queratina.


Mumificação – Ocorre quando o ser vivo ficou aprisionado em gelo ou âmbar (resina), é o mais raro dos processos, mas devido ao âmbar e ao gelo o ser vivo conserva também as suas partes moles, dando-nos informações preciosas á cerca dele.


Moldagem – Processo mais vulgar, resulta do preenchimento interno das partes duras do ser vivo por sedimentos, ou da moldagem da parte externa das partes duras do ser vivo.


Petróleo: Rocha fóssil (marinha) no estado líquido que evapora se estiver á superfície.

Sem comentários: